Mais de 600 pessoas já agendaram visitas ao museu este mês

Mais de 600 pessoas, a maioria alunos de escolas do município, agendaram visitas ao Museu do Folclore de São José dos Campos este mês, seja para conhecer a exposição de longa duração, os espaços da biblioteca e brinquedoteca, como participar de atividades específicas, conduzidas pela equipe do Setor Educativo.

Vitor faz mediação na visita do grupo

Ainda na primeira semana, por exemplo, um grupo de 13 alunos do curso de Pedagogia (foto maior), da Faculdade Cristã da Cidade, visitou o museu pela primeira vez. Eles estavam acompanhados da professora Laura Perazza Mendes Nascimento (2ª de pé, da direita para a esquerda na foto maior), responsável pela disciplina de Antropologia: Cultura Brasileira e Relações Étnico-Raciais.

“A visita foi muito boa e agradou a todos, não só pelo fato de conhecermos o acervo do museu e suas atividades, mas também pela importante conversa que mantivemos com integrantes da sua equipe. Foi uma experiência muito positiva, pois vimos, na prática, vários conceitos que trabalhamos na teoria”, enfatiza a professora Laura.

Andrelina fala sobre as atividades do CECP

Segundo a professora, a visita também contribuiu para que os alunos pudessem entender o museu como um espaço de discussão da cultura popular e do folclore, de preservação da memória e da prática de saberes. “Além de mostrar o museu como um outro campo de atuação profissional”, destacou Laura.

Visitas agendadas

As visitas em grupo devem ser pré-agendadas pelo site do museu, onde é possível verificar os dias (de terça a sexta) e horários disponíveis. Posteriormente, o Setor Educativo do museu entra em contato com o solicitante para confirmar os dados e tirar possíveis dúvidas.

Já as visitas espontâneas podem ser feitas também de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. O espaço funciona no Parque da Cidade desde 1997.

• Museu do Folclore de SJC
  • Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
  • (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354