O presépio é montado por alguém da comunidade que tenha tradição nesta prática. Este trabalho começa ainda em novembro, para que no começo de dezembro ele esteja terminado e possa ser aberto pela Folias de Reis.
O encerramento do ciclo e o fechamento do presépio acontecem no mesmo dia, no final de janeiro, quando também há comemoração do aniversário do Museu do Folclore, com a presença de um grupo maior de Folias de Reis.
2023
Aos 83 anos, o mineiro José Paulo de Oliveira, nascido em Cristina, foi o responsável pela montagem do presépio do Museu do Folclore em 2023, com a ajuda de alguns familiares.
José Paulo mora no Jardim Rosário, na região sul, e monta presépios há 62 anos. Ele mesmo produz as peças que usa para a montagem, todas feitas de madeira. Como devoto de Santos Reis, José Paulo também integra a Folia de Reis Três Reis Estrela do Oriente, de São José dos Campos.
Confira abaixo algumas fotos do presépio montado e da participação de José Paulo na abertura do presépio, ocorrida dia 3 de dezembro.