Permanente
Temporárias
As exposições temporárias do Museu do Folclore são realizadas de forma física e virtual (quando necessário), abordando diferentes temas da cultura popular regional, dando visibilidade e valorizando o trabalho dos detentores do saber.
Temporária
Nos Braços do Violeiro
“Nos Braços do Violeiro” é uma exposição multidisciplinar com curadoria de João Carlos Villela sobre “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, de Yuri Garfunkel, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira. A mostra foi inaugurada no dia 28 de abril e segue aberta para visitação até o dia 25 de maio.
Temporária
Chegada das Bandeiras: Entre Presépios e Folias
A nova exposição temporária do Museu do Folclore destaca a importância do ciclo de Natal como manifestação da cultura popular. Ela foi aberta no dia 17 de dezembro e poderá ser visitada, gratuitamente, até o dia 28 de janeiro de 2024.
Temporária
Sortes e Simpatias Juninas
A nova exposição temporária foi aberta no dia 25 de junho de 2023 e poderá ser visitada, gratuitamente, até meados de outubro. Ela tem como pano de fundo as festas juninas, típicas nesta época do ano, com destaque para as sortes e simpatias relacionadas, principalmente, aos três principais santos juninos: São João, São Pedro e Santo Antonio.
Temporária
MÃOS QUE AMPARAM: HISTÓRIAS DO PARIR E DO PARTEJAR
As parteiras tradicionais são o foco da exposição, que se propõe a desmistificar a figura deste ofício, muitas vezes entendido como sendo de um tempo em que a ciência médica não era acessível. Um saber feminino interpretado como rudimentar e desprovido de um conhecimento profundo.
Temporária
À Espera do Sagrado
Pensando na grande chegada, todos recriam, reinventam e traduzem os momentos que nos mantêm À Espera do Sagrado. A nova exposição temporária tem 10 presépios feitos de crochê, palha, arame, cerâmica, papel, barro e gesso e outras matérias primas. Um deles do próprio acervo do museu e os demais cedidos por seus autores ou proprietários.
Temporária
Com quantas histórias se monta um presépio?
‘Com quantas histórias se monta um presépio’ é uma exposição virtual e temporária relacionada ao Ciclo de Natal que, por meio de fotos, textos e vídeos (depoimentos) recria algumas das muitas histórias vivenciadas ao longo dos anos, em torno desse símbolo natalino.
Temporária
A estrela que move o Vale
A exposição (virtual) faz referência à Chegada das Bandeiras, tradicional encontro de Folias de Reis que acontece anualmente no Museu do Folclore, durante o encerramento do Ciclo de Natal.
Temporária
Território de Sonhos e Lembranças
O colorido e as imagens dos bordados de Dona Thereza da Pousada do Vale, como é conhecida no bairro onde mora, em São José dos Campos, se sobressaem nesta exposição.
Temporária
O Ciclo da Vida
Os trabalhos das figureiras Dona Eugênia e Dona Lili são o destaque desta exposição (virtual), que propõe uma reflexão sobre a vida humana e é dedicada a todas as pessoas que foram vítimas da Covid-19.