Mês do Folclore

O Mês do Folclore 2024 tem como tema a musicalidade, as nossas raízes musicais. A programação acontece de 13 a 30 de agosto, de terça a sexta, nos períodos da manhã e tarde. Foram oferecidas 4.800 vagas. O tema conduz os participantes às atividades propostas: apresentação de história musicada na chegada dos grupos e passagem por 4 estações (parque sonoro, cabaninha, árvore de saberes e cantos da cozinha), com a participação especial do Ponto de Cultura Jongo Mistura da Raça - SJC.

RAÍZES MUSICAIS

Raízes dão apoio, suporte, é de onde brota algo, base que sustenta.

A musicalidade é uma importante expressão cultural humana, a nível pessoal, enquanto indivíduo, construindo um arquivo pessoal e coletivo, enquanto construção social. Ao longo da vida diversas músicas e cantigas marcam nossas experiências, criam trilhas sonoras que ficam registradas em nossa lembrança.

Um dos primeiros sentidos que desenvolvemos, ainda no ventre materno, é a audição, através da escuta das paisagens sonoras naquele útero-ninho, somos apresentados ao mundo. A dinâmica rítmica, resultante da combinação das batidas do coração da mãe, que pulsa em diferente compasso das aceleradas batidas do feto, nos introduzem à musicalidade percussiva da vida.

Continue lendo aqui

Voltar ao topo