Museu promove Roda de Fazeres a partir desta quinta

O termo fazeres, muito utilizado no âmbito cultura popular, abrange uma variedade de saberes, práticas e tradições que compõem a riqueza do trabalho manual e criativo. Não se trata apenas do resultado final, mas de todo o processo – do pensamento ao toque, do conhecimento ancestral à experimentação moderna.

Com esta definição, o Museu do Folclore de São José dos Campos inicia, nesta quinta-feira (5), uma nova atividade, que ganhou o nome de Roda de Fazeres. A novidade é aberta ao público, sem necessidade de inscrição, e acontecerá todas as quintas-feiras, das 14h às 16h.

Para os encontros deste mês (5, 12, 19 e 26), a atividade proposta é a restauração dos bonecões que fazem parte do acervo didático do museu. Além disto, a brinquedoteca também estará aberta para atender o público infantil nestes dias.

Aprimoramento

A Roda de Fazeres é um aprimoramento da Roda de Artesanato, atividade que vinha sendo realizada pelo museu às terças-feiras à tarde. A intenção é abranger os mais diversos fazeres e transformar o trabalho manual em um reflexo da identidade cultural de cada participante.

“Cada peça produzida carrega a história e a alma de quem a fez e os encontros serão uma oportunidade de resgatar saberes que podem ser antigos, modernos e inovadores, fortalecendo nossa identidade cultural”, explica Marcela de Souza (foto ao lado), pesquisadora do Museu do Folclore.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Ele está instalado no Parque da Cidade desde 1997.

• Museu do Folclore de SJC
  • Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
  • (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354