Museu do Folclore retoma encontros do Grupo de Estudos

Discutir temas relacionados ao folclore, cultura popular, espaços e práticas educativas e culturais. Estes são alguns dos objetivos do Grupo de Estudos que o Museu do Folclore de São José dos Campos retoma nesta terça-feira (10), de forma presencial, das 14h às 16h.

Os encontros acontecerão mensalmente e são voltados para educadores, profissionais de escolas, museus, espaços culturais e demais pessoas interessadas nos temas abordados. Não há necessidade de inscrição prévia.

Na edição deste mês, o tema abordado será a Carta do Folclore Brasileiro. Depois da leitura do documento, será aberta a palavra aos participantes. Ao final do encontro, será apresentado o tema a ser discutido no mês seguinte.

A Carta do Folclore Brasileiro foi aprovada no I Congresso Brasileiro, realizado no Rio de Janeiro, de 22 a 31 de agosto de 1951, e relida no VIII Congresso Brasileiro de Folclore, reunido em Salvador, Bahia, de 12 a 16 de dezembro de 1995.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade, em Santana. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

• Museu do Folclore de SJC
  • Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
  • (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354