Museu lança 30º volume da Coleção Cadernos de Folclore

Compartilhe:

Por trás de uma boa receita culinária sempre há uma boa história. Esta afirmação pode ser comprovada nas muitas receitas e histórias registradas no 30° volume da Coleção Cadernos de Folclore, do Museu do Folclore de São José dos Campos, que será lançado neste domingo (30), as 14h, durante uma edição especial do Museu Vivo.

 

A obra ganhou o nome de “As Receitas que Contam Histórias” e o lançamento deverá contar com a presença de praticamente todos os seus 26 protagonistas (detentores da cultura popular), como Adélia Alexandre dos Santos Cunha, Andréa Aparecida, Laudeni de Souza, Sofia de Faria Ramos e Saturnino de Barros Silva, entre outros.

 

Museu Vivo especial

 

Grupo de Viola Saudade da Minha Terra

A edição especial do Museu Vivo reunirá, de uma só vez, 11 representantes da cultura popular regional na área da culinária. Serão 11 receitas sendo compartilhadas com o público, numa vivência inusitada do programa (confira abaixo). O encontro contará ainda com a presença do grupo de viola Saudade da Minha Terra.

 

  • Adélia Alexandre Cunha (doce de abóbora),
  • Andréa Aparecida Martins dos Santos (bolo de banana),
  • Damiana Francisco (bolinho caipira),
  • Elenice Santos da Costa (farofa de banana),
  • Joana Cavalcante Rocha (canjica),
  • Marise Cristina Batista (bolo de fubá),
  • Rosemary Laranjeira David (bolinho de chuva),
  • Silvia Caetano Silva (bolo de coco),
  • Sofia de Faria Ramos (cuscuz),
  • Solange Cristina Moreira (rosquinha) e
  • Vera Lúcia de Souza (doce de banana).

Produção do livro

 

O livro foi produzido pela própria equipe do Museu do Folclore, com criação e organização de Camila Inês e ilustrações de Marcela Souza. A concepção, pesquisa, textos, curadoria e revisão envolveram as profissionais Maira Domingues, Silvia Maria Souza, Janice Aboim, Mariana Boujadi, Janaina Araújo e o profissional José Eduardo Ribeiro.

 

A publicação traz em sua apresentação que “as receitas que contam histórias são aquelas que vão além dos ingredientes e modos de fazer, são as que têm sabor de lembrança, as que criam elos no tempo, que conectam pessoas, que perduram e se perpetuam por meio de cada novo preparo”.

 

Esta não é a primeira vez que a culinária ganha destaque numa edição da Coleção Cadernos de Folclore e sua produção se inspirou nas muitas receitas realizadas nestes anos todos de Museu Vivo. O tema já foi abordado no 18º volume (2008), no 22º (2012) e 23º (2013).

 

Distribuição

 

Assim como já aconteceu anteriormente, o atual volume será distribuído gratuitamente durante o lançamento e, posteriormente, poderá ser retirado pessoalmente na biblioteca do museu. O livro também ficará disponível para leitura no site do museu, em formato e-book e PDF.

 

A Coleção Cadernos de Folclore é uma realização conjunta da Prefeitura de São José dos Campos, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular) e Museu do Folclore. O lançamento deste 30º volume tem apoio do Mercadinho Piratininga.

 

Gestão

 

A gestão do Museu do Folclore é feita pelo CECP, organização da sociedade civil sem fins lucrativos. O Museu do Folclore está localizado no Parque da Cidade, em Santana, onde funciona desde 1997.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

 

Foto principal e da home: Silvia Maria Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo