Museu registra pouco mais de 2.700 visitantes em setembro

Setembro foi um mês de muitas atividades no Museu do Folclore de São José dos Campos. O espaço recebeu pouco mais de 2.700 pessoas, que visitaram a exposição de longa duração, a biblioteca e a brinquedoteca, além de terem participado de diferentes programas realizados ao longo do período.

Destaques para a participação do museu na 10ª edição da FLIM (Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha) e na 18ª Primavera de Museus; e pela presença do Mestre Ulisses (Olício João da Silva) no último Museu Vivo do mês, comandando um Samba de Roda com a participação do público.

Visitantes

Só de visitantes foram 1.325 pessoas. Destas, 902 conheceram o museu de forma espontânea, sendo 622 de São José, 268 de outros estados e cidades e 12 do exterior (Estados Unidos, França, Inglaterra, Colômbia, Alemanha, Austrália, Rússia e Polônia).

Outras 423 pessoas fizeram as visitas por agendamento, a maioria alunos de 6 escolas da região (São José, Jacareí e Cachoeira Paulista). Neste caso, as visitas devem ser pré-agendadas pelo site do Museu do Folclore.

Programas

Em relação aos programas do mês, o número de 1.398 pessoas envolvidas foi bastante significativo. A maioria participou das 4 edições do Museu Vivo, uma delas realizada durante a FLIM, com um fluxo de 843 pessoas. Outras 27 participaram do Terças com Museologia, promovido de forma virtual uma vez por mês.

Funcionamento

A exposição pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Já a Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni pode ser frequentada de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e a brinquedoteca, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h30.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é de responsabilidade do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-738 e (12) 3924-7354