Museu Vivo é retomado com teatro lambe-lambe e bolinho de chuva

O Museu do Folclore de São José dos Campos retomará, neste domingo (1º), as vivências do Museu Vivo, com participação especial do grupo Teatro do Imprevisto, que compartilhará o espetáculo de teatro lambe-lambe Pequenos Mestre & Mestras. Também fará parte da edição a joseense Rosemary Laranjeira David, que fará bolinho de chuva.

As atividades do Museu Vivo foram suspensas no mês de agosto, em razão da programação do Mês do Folclore (de 13 a 30). No domingo, elas voltarão a ser realizadas normalmente, das 14h às 17h, na área externa do museu.

Homenagem

O grupo Teatro do Imprevisto é joseense e está completando 20 anos de criação. Para comemorar a data, seus integrantes montaram o espetáculo Pequenos Mestres & Mestras, que por meio do teatro lambe-lambe homenageia 5 mestres e mestras da cultura popular.

A técnica do teatro lambe-lambe utiliza uma pequena caixa cênica, portátil, dentro da qual é encenado um espetáculo que, em geral, tem curta duração, com a utilização de bonecos ou outros objetos animados.

A homenagem é dirigida à artista popular Ana Maria Carvalho (Grupo Cupuaçu/Teatro Vento Forte), ao jongueiro Laudeni de Souza (Jongo Mistura da Raça), à artesã Lili Figueira (figuras de barro), ao sanfoneiro Kardec Gonzaga e ao violeiro autodidata Zé da Viola. O espetáculo é financiado pelo FMC (Fundo Municipal de Cultura).

Bolinho de chuva

Para a vivência culinária, a convidada foi a joseense Rosemary Laranjeira David, 57 anos, que compartilhará uma receita de bolinho de chuva. Rosemary já participou outras vezes do Museu Vivo e o que mais gosta de fazer são doces, como bolos, pudins, pavês e pães.

Ela conta que aprendeu a receita com sua mãe. “Morávamos na roça e naquela época não havia padaria e nem pequenos comércios por perto. Então minha mãe costumava fazer bolinho de chuva para tomarmos café e levar como lanche pra escola”, diz ela.

Programa

O Museu Vivo valoriza e dá visibilidade a diferentes representantes da cultura popular e aos produtos que produzem, por meio de vivências abertas ao público e realizadas todo domingo à tarde. Preferencialmente, os fazedores compartilham seus saberes nas áreas do artesanato, culinária e música.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade, em Santana. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

• Museu do Folclore de SJC
  • Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
  • (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354