Museu Vivo tem brincadeiras de roda, confecção de pipas e pipoca

O mês é das crianças e o Museu Vivo deste domingo (13) também, com direito a brincadeiras de roda, confecção de pipas e muita pipoca. Realizada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, a vivência é aberta ao público e acontecerá das 14h às 17h. Neste mesmo horário, a exposição do museu também estará aberta.

O Museu Vivo é um dos programas realizados pelo Museu do Folclore durante todo o ano e tem como objetivo dar visibilidade a detentores da cultura popular da região, valorizando seus saberes e fazeres, particularmente nas áreas do artesanato, culinária e música.

Brincadeiras de roda

Túlio Macedo comandará as brincadeiras

Para animar o ambiente com muita musicalidade e brincadeiras de roda, o convidado é o paraibunense Túlio José Faria Macedo, 33 anos, que iniciou sua formação e trajetória artística de forma espontânea. Conviveu com a musicalidade e afazeres manuais dentro de casa e nas manifestações locais de Paraibuna, onde cresceu.

Na infância, participou de corais, aulas de violão, técnicas de pintura, corte e costura e artesanato em geral. Integrou bandas, blocos carnavalescos e começou uma vida profissional no universo das artes, da educação e estudos ambientais.

Túlio foi aprendiz do mestre de percussão e luthier Flávio Itajubá e Fernando Guiginski, aluno do mestre violonista Márcio de Oliveira e da mestra da cultura popular Ana Maria Carvalho. Também pesquisa ritmos nacionais e se dedica à escuta atenta de álbuns da MPB.

Passou por bandas, estúdios, ONGs, escolas, fundações e museus. Hoje, tem sua carreira ligada à cenografia, música, atuação, patrimônio, educação e processos de montagens e construções, além de atuar no Moçambique, na Folia de Reis de Alferes Bento e no Brincantes do Alto Paraíba.

Confecção de pipas

Fábio Camargo fará pipas

Para a vivência no artesanato, o convidado é o paulista Fábio Camargo, 47 anos, que já participou de outras edições do Museu Vivo. Neste domingo, ele compartilhará seu conhecimento na confecção de pipas, atividade que deve chamar atenção tanto das crianças como dos adultos.

Fábio Camargo é músico, compositor, cantor e ator. Atua como arte-educador desde 2002 e já integrou vários grupos e projetos culturais e infantis. Trabalhou como orientador na FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) e fez parte da equipe de oficineiros da SASC (Secretaria de Apoio Social ao Cidadão), da Prefeitura de São José.

Atualmente, faz parte do projeto Arte nos Bairros, da FCCR, e participa dos grupos Seresteiros do Vale e Vira Cambota.

Pipoca

José é pipoqueiro há 29 anos

Na culinária, o pipoqueiro José Antoniel Pinheiro Nascido, natural de Cajazeiras (PB), marcará presença no Museu Vivo mais uma vez, compartilhando com o público o que já faz há 29 anos. Ele também trabalha com a produção de algodão doce, principalmente em eventos.

Morador em São José desde seus 9 anos de idade, José Antoniel também já trabalhou como jardineiro e vendendo sorvete.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da FCCR e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)