Terças com Museologia de outubro aborda tema sugerido por participante

Realizado de forma 100% virtual, o programa Terças com Museologia, do Museu do Folclore de São José dos Campos, chega ao 16º encontro no dia 29 de outubro. De janeiro de 2023 a setembro deste ano, 11 diferentes temas já foram abordados (veja abaixo).

O assunto, desta vez, será sobre Conservação de arquivos sonoros ou documentários audiovisuais, sugerido por Maria de Fátima Fontes Piazza, participante da programação. Novas sugestões podem ser enviadas ao museu por este link.

Inscrições

O Terças com Museologia é realizado sempre na última terça do mês, das 9h30 às 11h30, com transmissão pelo Google Meet. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla, no link: bit.ly/TerçascomMuseologia2024.

Os encontros são mediados pela museóloga do Museu do Folclore, Mariana Boujadi, e dirigidos a pesquisadores, professores, educadores e pessoas interessadas nos assuntos abordados. Os participantes recebem certificado de participação.

Tema

A conservação de arquivos sonoros ou documentários audiovisuais envolve um conjunto de práticas voltadas para garantir a preservação e o acesso a conteúdos de valor histórico, cultural e científico, gravados em diferentes mídias.

Estes materiais são suscetíveis à degradação, devido a fatores como a obsolescência tecnológica, o desgaste físico dos suportes (como fitas magnéticas, discos e filmes) e a exposição a condições ambientais inadequadas, como umidade e temperatura elevada.

“Apesar disso, há diversas medidas que podem ser adotadas para preservar a integridade dessas coleções e é sobre elas que pretendemos discutir no nosso próximo encontro”, destaca a museóloga Mariana Boujadi.

Temas já abordados

Janeiro: Definição de Museus

Fevereiro: Biografia dos Objetos

Março: Patrimonialização e Musealização

Abril: O tangível e o intangível

Maio: Salvaguarda de Acervos (Parte 1)

Junho: Salvaguarda de Acervos (Parte 2)

Julho: Conceitos e Práticas de Educação em Museus

Outubro: Extroversão de Acervos – Comunicação (Parte 1)

Fevereiro: Extroversão de Acervos – Comunicação (Parte 2)

Março: Extroversão de Acervos – Comunicação (Parte 3)

Abril: Mediação ou visitas guiadas

Junho: A insalubridade nos espaços museológicos

Julho: Museus e Editais de Captação

Setembro: Cultura Popular e Experiências Sensoriais

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354